sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Como saber o seu IP da Internet



O que é o IP
O endereço IP na versão 4 (IPv4) é um número de 32 bits escrito em quatro partes de forma decimal como por exemplo "192.168.1.2". A primeira parte do endereço (neste caso "192") identifica a rede na internet, a segunda parte (neste caso "168")identifica o host nessa rede, o resto é uma combinação de números atribuídos para identificar o protocolo, porque cada IP não poderá estar duplicado ao mesmo tempo.

IPv6
Mas actualmente existem demasiados equipamentos ligados à Internet e o IPv4 não consegue combinações suficiente para tudo, então existe uma nova versão do IP, a versão 6 (IPv6) que é um número de 128 bits, desta forma é possível haver 256^16 (3,4e+38) endereços de IP diferentes.

Como saber o meu IP
Sempre que fazemos uma ligação à Internet, o IP (Internet Protocol) muda, e por vezes até precisamos de saber qual é, normalmente os técnicos. Existem simples códigos de programação que facilmente mostrar qual é, mas para ser mais simples pode simplesmente aceder a http://www.whatismyip.com/ que lhe mostra logo qual é o seu IP actual. Desta forma poderá saber usando qualquer Sistema Operativo, porque saberá através do browser.

No Windows: Saber pela linha de comandos
Pode saber o IP e os outros dados da ligação no Windows, basta abrir a linha de comandos e escrever "ipconfig". No topo das informações aparece o IP que lhe foi atribuído.

Código PHP para saber o IP
Para quem programa em PHP, é com este comando que pode obter o endereço IP:
$_SERVER['REMOTE_ADDR']
$_SERVER['REMOTE_ADDR']

Sem comentários:

Enviar um comentário