sábado, 4 de fevereiro de 2012

Tornar anónimo um link externo no seu site



Porquê tornar anónimo um link externo
Quando clica num link externo numa página, o site para onde vai consegue saber exactamente o URL da página onde foi clicado. E por vezes alguns sites pretendem manter isso anónimo, para que o site externo não saiba de onde o cliente veio ou oa página onde o utilizador estava. Por exemplo: Se estiver no origem.pt/nomeDaPagina.html e clinar num link para destino.org/info.hml, o servidor do site destino.org consegue saber que o utilizador veio exactamente da página origem.pt/nomeDaPagina.html. Se o seu site for de conteúdo sensível, poderá querer esconder esta informação, assim o link do seu site não aparecerá nos logs dos servidores para onde os utilizadores dos sites clicam.

O que faz
O site utiliza um Script para tornar anónimo o link de uma página que coloca no seu site. O utilizador ao anonimizar o link, o site do referido link não saberá de onde o utilizador veio. O utilizador ao clicar no link, não irá directamente para o a página de destino, irá passar primeiro pelo site Anonym.to que depois o irá redireccionar para o link pretendido. Mas o utilizador não saberá que passou pelo site que torna o link anónimo.

Como tornar anónimo um link
Poderá entrar em http://Anonym.to e obter o código, mas para um único link é simples, basta usar o URL do site antes do link para onde pretende redireccionar, por exemplo:
Se eu quiser meter o link http://www.youtube.com/jomirife
Mas sem que eu queira que o YouTube saiba que veio desta página,
então coloco http://anonym.to/?http://jomirife.blogspot.com

Tornar anónimo todos os links do site
Se o webmaster pretender tornar todos os links anónimos, e não um por um conforme queira, poderá utilizar um script do site Anonym.to que torna automaticamente todos os links externos como anónimos para esse efeito. Só terá que colocar no topo do seu site um Script do tipo Javascript e indicar que site quer proteger, depois automaticamente a página gera o link anónimo ao ser lida. Para utilizar esta maneira deverá ser um programador, porque pode não entender como funciona.

Porquê este site (Anonym.to)
Referi este site e usei-o como exemplo porque é o site mais utilizado actualmente para esse efeito, certamente existem outros, e no futuro irão aparecer ainda mais. Se não quiser usar este website para esse efeito basta fazer uma pesquisa no Google, certamente os melhores da actualidade irão aparecer no topo.

Sem comentários:

Enviar um comentário