terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Renovar registo de nomes de domínios expirados

Blog Post: Renovar registo de nomes de domínios

Antigamente quando um domínio expirava, ficava automaticamente disponível para qualquer utilizador o registar e ficar dono dele. Isso era ideal para quem queria "roubar" domínios de empresas mais distraídas e redireccionar todos os seus utilizadores. Actualmente é mais difícil isso acontecer, o ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers) dá algum tempo extra para o autor/empresa mais distraído poder renovar o seu domínio e evitar o transtorno. Esse tempo extra chama-se "Grace Period" (Período de graça), que actualmente tem uma duração de 30 dias, mais do que o suficiente para o dono renovar o registo. Mas depois desses dias passados ainda existe um pequeno período de tempo em que o domínio poderá ser vendido em "leilão", em que a maior oferta poderá ficar dono desse domínio.

Perguntas frequentes
Porque é que alguém podia querer o meu domínio?
Para "roubar" os seus utilizadores/clientes, ou pedir um "resgate" para lho devolver.

Quando a data limite for atingida perco o domínio?
Actualmente tem 30 dias para renovar após data de expiração.

Como sabem a data de expiração do meu domínio?
Essa informação é pública e existem programas que procuram na Internet por isso.

E se alguém registar o meu domínio porque me esqueci?
Você perde todos os direitos de o poder adquirir de volta.

Mas tenho o site alojado num servidor meu?
O alojamento é diferente do registo do domínio.

Mas eu fui o primeiro a registar esse nome?
Não importa quem foi o primeiro, importa quem o mantém pago, se esqueceu de pagar e alguém o registou você não pode fazer nada.

Esqueci-me de renovar e alguém registou, como faço para o voltar a ter?
Agora não lhe pertence, mas pode contactar o novo detentor e chegar a um acordo para lho devolver.

Mas esse é o nome da minha empresa e alguém registou?
Isso não importa, não há direitos a ter no que toca ao nome de um domínio.

Sem comentários:

Enviar um comentário