sexta-feira, 17 de abril de 2009

Objectivos do Figueira Grande Turismo


Figueira Grande Turismo


A Figueira Grande Turismo foi criada a 3 de Fevereiro de 2000. O seu único contribuinte è a Câmara Municipal da Figueira da Foz, que atribui as verbas anualmente mediante a aprovação do Plano de Actividades e Orçamento apresentado.


Tarefa
A tarefa da Figueira Grande Turismo é promover a o turismo na Figueira da Foz. Atrair até à Figueira da Foz desde jovens até aos mais adultos, para isso cria diversos eventos no CAE, a “Figueira Gastronómica”, etc., mas especialmente o Carnaval. O carnaval é talvez o maior evento, que chama à cidade em maior número e variadíssimo tipo de pessoas.


Estratégia
A Figueira da Foz dispõe das “matérias-primas” – condições climatéricas, recursos naturais e culturais, que são potenciadoras do desenvolvimento e consolidação de 6 produtos estratégicos – Sol e Mar, Tourings (que engloba o Turismo Natureza e Turismo Cultural), Short-Break, Turismo de Negócios, Turismo Náutico e Gastronomia.
Os produtos turísticos estratégicos foram seleccionados tendo em conta os percursos e os factores distintivos das Figueira da Foz, mas também o seu potencial de crescimento futuro. O turismo tem uma importância verdadeiramente estratégica para a economia local em virtude da sua capacidade de criar riqueza e emprego. A Figueira Grande Turismo acredita no potencial do turismo, bem como na vontade e determinação dos Agentes Turísticos.
É notória a constante preocupação da Figueira Grande Turismo em conter despesas e a simultânea e incessante procura em atrair para a Figueira da Foz grandes eventos de referência turística e cultural, que captam e atraem visitantes e turistas, contribuindo para a redução da sazonalidade, bem como para o crescimento económico do Concelho.


Objectivos a Cumprir
1 – Assumir a Figueira da Foz como destino turístico diversificado;
2 – Diferença do produto, realçando as características genuínas e tradicionais;
3 – Aumentar a notoriedade da Figueira da Foz como destino turístico;
4 – Fidelizar o cliente à marca Figueira da Foz, garantindo-lhe um prestação de serviços de qualidade;
5 – Requalificar a oferta, através da captação de novos projectos de investimento;


Identificação dos Mercados Alvo
A Figueira Grande Turismo foca-se em dois mercados, o de Influência Directa (Mercado Nacional e Espanhol) e o Mercado Internacional, principalmente o Reino Unido, Alemanha e França.
O Mercado Nacional e Espanhol deve ser alvo de um elevado esforço de promoção, porque em termos geográficos são os mercados com mais potencial, deste modo existe um investimento para estimular um crescimento na época baixa (Outubro e Maio).
O Mercado Internacional, é de maior dimensão e com grande despesa per capita de turismo.


Lazer e descanso
Figueira da Foz, estância balnear secular, dispõe de 12 magníficos quilómetros de praias, e localiza-se na Costa Atlântica de Portugal, na Região Centro, distando a 180 Km de Lisboa, 120 Km do Porto e 40 Km de Coimbra.
Tem cerca de 2500 camas hoteleiras, um casino renovado, uma doca de receio invejável e excelentes restaurantes onde se pode degustar a riquíssima gastronomia local, preferencialmente à base de peixe fresco e marisco.
Proporciona, igualmente, momentos de forte animação, mercê dos seus animados bares e discotecas, do seu renovado casino e da regular programação cultural existente.


Por isso, se a tua pergunta é: O que fazer na Figueira da Foz?
Arte e Cultura, BTT, Casino, Gastronomia, Hipismo, Moto 4, Motonáutica, Natação, Natureza, Negócios e Congressos, Parapente, Praia, Remo, Rio, Roteiros Turísticos, Serra, Ténis, Vela, Windsurf, etc.


Fonte: Entrevista com a Administradora Executiva do FGT e documentos que me foram cedidos.


Jorge Ferreira - jomirife
2009/04/17

Sem comentários:

Enviar um comentário