O objetivo deste projeto de engenharia eletrónica é criar o protótipo de um adaptador que me permita ligar ventoinhas por USB para arrefecer/ventilar dispositivos eletrónicos, como um router de internet, para aumentar a performance do processamento dos dados, e assim ao ventilar consigo ter velocidade de internet mais rápida e transferência de dados na rede. O projeto está dividido em duas partes, na primeira parte criei o adaptador e explico como funciona, na segunda parte faço a demonstração do protótipo aplicado a um router de internet (roteador) e uma box de televisão, utilizando várias ventoinhas ligadas no adaptador USB/IDE para arrefecer os equipamentos, especificamente os chips que processam a informação, para atingirem a performance máxima.
Protótipo adaptador USB/IDE para ligar ventoinhas e arrefecer equipamentos eletrónicos (Parte 1/2)
Parte 1 – Adaptador USB para IDE com 40 pinos
Para a criação deste adaptador necessitei de um cabo paralelo IDE/ATA, que é um cabo utilizado para comunicação paralela de componentes de computadores com a motherboard, e uma ficha USB. Na ficha USB utilizo os pinos de entrada de energia (vcc) e de terra (ground) são soldados alternadamente a cada um dos fios do cabo IDE, para que na ficha possa ter uma fila para ligar o VCC de ventoinhas e na outra fila ligar o GND das ventoinhas, criando o circuito completo que permite alimentar as ventoinhas. Com 40 fios soldados ao cabo, permite ter até 20 ventoinhas alimentadas pelo mesmo adaptador de energia USB.
Arrefecer o router de internet com ventoinhas usando o protótipo adaptador USB/IDE (parte 2/2)
Parte 2 – Demonstração do protótipo a arrefecer um router
Nesta parte do projeto, aplico o protótipo desenvolvido numa situação real, utilizando o adaptador criado para arrefecer um router de internet. Como eu utilizo o router 24 horas por dia, a transferir/processar centenas de gigabytes de dados por dia, o equipamento começa a aquecer muito, e assim começa a baixar a performance e deixa de conseguir atingir elevadas velocidades de envio e recção de informação. Ao utilizar este protótipo de adaptador ligado por USB, consigo ligar várias ventoinhas de computadores, para arrefecer o interior do equipamento. Estas ventoinhas são alimentadas pela própria ficha USB do equipamento, e assim o dispositivo alimenta as ventoinhas que o arrefecem.
Demonstração de como tem que configurar a ligação ao servidor VPN (Virtual Private Network) no sistema operativo Microsoft Windows 10. Deverá preencher a informação de “Nome ou endereço do servidor”, “Tipo de informações de inicio de sessão” e “Chave pré-partilhada” exatamente como a sua empresa ou fornecedor VPN lhe indicar, tal como as credenciais de login e password que deverá utilizar para ligar.
Erro no filme Anacondas: The Hunt for the Blood Orchid (Anacondas: Em Busca da Orquídea Maldita). Isto NÃO é um disco rígido, é um CD-ROM.
Eu gosto de procurar erros nos filmes de cinema quando falam sobre informática ou tecnologia, mas neste filme “Anacondas: Em Busca da Orquídea Maldita” ou em inglês Anacondas: The Hunt for the Blood Orchid (2004), o erro é demasiado claro para deixar passar. O que acontece é que no filme referem-se a um “disco rígido”, mas mostram um “cd-rom”, e o mais interessante é que num filme que nada tem a ver com tecnologia, na única cena que mostram o referem algo sobre tecnologias, conseguiram fazer a cena com um erro. Não sei como é que ninguém na produção não terá detetado tal erro, ou se foi algo feito propositadamente para efeitos mais marcantes para o espetador. Eu até gosto do filme, mas este erro é tão estúpido que não poderia deixar passar.