domingo, 29 de novembro de 2009

Para quando a revolução na comunicação?

Acho que chegá-mos a um ponto, em que os meios tecnológicos permitiriam que os clientes não pagassem telefone/telemóvel.

O facto da PT Comunicações ainda cobrar uma mensalidade para os clientes terem telefone é ridículo, mas claro que eles não vão abdicar disso porque seria menos dinheiro (muito menos) a entrar, tal como pagar por cada chamada que fazemos também não se justifica. A comunicação já não é feita da mesma maneira que era feita à 50 anos atrás, a Internet permite-nos tudo isto. Para quê o cliente ter que pagar uma mensalidade para ter telefone se a comunicação poderia ser feita a usar a Internet (só teríamos que pagar uma conta de Internet), e as chamadas deveriam ser grátis porque essa mesma comunicação poderia ser feita pela Internet, porque são simplesmente dados a serem enviados e recebidos. Actualmente a Internet na casa de cada cliente comum é mais do que suficiente para suportar uma conversa áudio, por isso, se um telefone tivesse ligado ao modem/router, poderia-se ligar para outra pessoas usando a Internet, o que não levaria a um custo adicional. Mas claro, à empresa de telecomunicações não lhe agrada muito isso porque iria ganhar menos, claro que o cliente iria "ganhar" mais... mas o objectivo da empresa não é esse.

Em comunicações via telemóvel é uma situação semelhante, todos os novos telemóveis já têm um acesso Wi-Fi, então porquê ter que pagar por cada chamada ou por cada SMS, se a comunicação poderá ser facilmente feita via Wi-Fi. E para quê ligar para "outra rede", se todas as redes estariam ligadas à Internet. Um cliente poderia usar um HotSpot Wi-Fi para fazer chamadas, ou a própria empresa poderia vender um acesso à Internet para fazer essas chamadas, mandar SMS, etc., é simplesmente informação é que é enviada.

A tecnologia actualmente tem possibilidade para o cliente poder usufruir das comunicações a preços muito mais reduzidos, mas estas empresas (que entre si não são concorrência, apenas manipulam os preços para todas elas meterem dinheiro ao bolso) não querem este tipo de acessos.

Uma simples aplicação skype para os telemóveis seria o ideal para resolver estes problemas, e permitia que todos (a nível mundial) comunicarem entre si, sem se preocuparem com "roaming" e essas taxas da treta, inclusive múltiplas pessoas poderiam estar facilmente numa conversa, sem pagarem mais nada por isso. Mas finalmente uma empresa americana, não só investiu numa aplicação do tipo, mas investi num telemóvel adequado com acesso Wi-Fi. A empresa é a IPEVO (http://www.ipevo.com/) criou o telemóvel "IPEVO S0-20 WiFi Phone for Skype" (ver detalhes) que tal como o nome indica, possibilita os clientes comunicarem com outros clientes/utilizadores que utilizem o famosos programa de comunicação "Skype". Mas por cerca de 150€ torna-se um pouco caro, se fosse apenas uma aplicação para os telemóveis mais comuns seria melhor.

Mas é um primeiro passo para esta revolução tecnológica na comunicação mudar de uma vez por todas, mas em Portugal creio que será complicado, estas empresas são demasiado poderosas para deixar isso acontecer, e farão de tudo para chular os clientes ao máximo, porque conseguem controlam tudo. Do governo também não se pode esperar grande coisa para esta mudança, porque eles também vão metendo ao bolso para deixar as coisas como estão, o único que fica a perder é sempre o cliente.

Pode ser que eu um dia eu mude todo isto... quando tiver um tempinho livre ;)

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Publicidade na web está a voltar a ficar intrusiva?


Nos últimos 10 anos têm se vindo a notar que a publicidade na web, cada vez mais se tenta "misturar" com os conteúdos e estrutura dos respectivos sites, para que assim não "assuste" o utilizador do site. Sendo aplicadas sobre determinadas regras de modo a ficar do agrado de qualquer utilizador. Mas no último mês, tenho vindo a reparar que as regras têm vindo a ser quebradas de várias formas e que o objectivo está a ser... "obrigar o utilizador a ver a publicidade de qualquer maneira".

No portal da sapo, a publicidade é bem gerida e organizada, mas como este post é sobre publicidade intrusiva vou mostrar uma situação que me aconteceu recentemente que me chamou a atenção porque me incomodou.


Hoje mesmo, ao abrir o e-mail do "hotmail" algo diferente aconteceu: Tive que ver uma publicidade antes de poder utilizar o e-mail. Mas nem é um tipo de publicidade "over-the-page", sou mesmo obrigado a ver o vídeo sem nada poder fazer. Uma abordagem muito estranha para o hotmail.




Este seguinte exemplo, já não considero intrusivo apenas se por curto:
A publicidades em vídeo antes de assistir ao vídeo que o utilizador quer, é um tipo de publicidade está cada vez mais a ser utilizado, sou a favor deste tipo de publicidade, mas o tamanho destas publicidades deveria depender do tamanho do video que realmente queremos ver. O formato de "spot's publicitários" de 30 segundos é muito utilizado principalmente nos EUA, e esses vídeos são também utilizados na web. Mas 30 segundos é demasiado tempo, eu acho que 10 segundo deveriam ser o máximo para quem apenas está a tentar ver um outro vídeo. Por isso defendo que quanto maior for o vídeo que realmente queremos ver, maior poderia ser a publicidade, porque quando a publicidade é muito grande... o utilizador começa a não gostar, e assim torna-se intrusiva.
O YouTube já usa o método de durante o vídeo têm vários pontos de publicidade, que interrompe o vídeo original para mostrar as publicidades. Sites de programas como o Tonight Show usa o método de exibir um vídeo publicitário antes de abrir o vídeo que realmente queremos ver, neste caso, são pequenos vídeos às vezes de 1 minuto mas que a publicidade é de 30 segundos, o que é muito tempo nesse caso.
A nível nacional, a SIC também utiliza esta maneira de ver uma publicidade antes do vídeo iniciar, dando mesmo a possibilidade de ver listas de reprodução de muitos vídeos seguidos, em que entre cada um deles é exibida a publicidade. Gosto deste modelo, acho que é eficaz, e não incomoda se as publicidades forem muito curtas.

domingo, 15 de novembro de 2009

Novas apostas em séries portuguesas

Parece que finalmente as estações de televisão em Portugal perceberam que o que os espectadores querem, não é muito episódios de uma série que dá todos os dias e depois repete-os todos os dias... mas o que querem são episódios de qualidade, e uma Série decente, que haja um bom trabalho para ser apresentado ao espectador, mesmo que seja com apenas um episódio por semana (como as séries ditas normais, as americanas). O espectador actual não está para ver uma "novela" diariamente onde se vê que não há empenho nenhum, porque o objectivo é apenas "fazer episódios".

ELE É ELA - TVI
Mas a TVI foi a primeira a dar o primeiro passo, e a arriscar numa série, "Ele é Ela". Mesmo que a ideia principal da história não seja completamente original, é um primeiro passo para melhorar o que vemos português na televisão.
Estou a gostar da série, no primeiro episódio viu-se que houve algum investimento para parecer real, embora isso nas novelas normais também acontece, e depois cai tudo no facto de usarem os mesmos cenários e tudo igual até ao fim da novela, nesta série aconteceu o mesmo, e já no terceiro episódio estou a notar que está a ficar tudo muito monótono, e mais tarde ou mais cedo os espectadores vão-se fartar.
Em relação aos actores, não vejo grande actores, alguns mesmo muito fraquinhos, estou a gostar da interpretação da "Benedita Pereira", quanto aos outros, ou a culpa é dos escritores ou dos próprios actores... ainda não consegui perceber.
http://www.tvi.iol.pt/series/eleeela/home.html


LUA VERMELHA - SIC
A SIC irá fazer a sua aposta em 2010, com a série "Lua Vermelha". As séries/filmes sobre vampiros está muito na "moda" pelos Estados Unidos, apesar da SIC querer arriscar com uma série sobre este tema, pelo trailer não me parece ter investido muitos recursos para apresentar uma boa série, fraco em vários sectores: realização, audio, e actores especialmente. Apesar de haver algum investimento com "efeitos especiais CG", não me parece que uma coisita de vez em quando consiga algum resultado de maior, especialmente se isso acontecer somente no primeiro episódio, como é normal acontecer.
Mas a SIC simplesmente não vai conseguir suportar a produção de uma série minimanente decente sobre vampiros.

Portugal é pequeno, e não há grande exigência por parte dos espectadores, porque muitos já nem ligam à televisão, assim não se justifica o aumento de investimento para estas produções. Portugal só irá conseguir atingir um outro nível de qualidade quando conseguir exportar as suas produções para fora de Portugal para poder ter mais investimento, enquanto isso não acontecer... não há mercado para grandes investimentos, e a qualidade continuará a ser aquela a que já estamos habituados.

Promo #2

DESTINO IMORTAL - TVI

E a TVI também vai ter uma de vampiros "Destino Imortal", que mais parece Morangos com Açúcar... com dentes!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Instalar facilmente programas no Windows com Ninite


Instala todos os teus programas favoritos com apenas um clic!

A maneira mais fácil de arranjar programas é fazer download, quando instalamos o sistema operativo no computador temos que instalar todos os programas que mais gostamos e utilizamos, e esses programas vamos normalmente buscá-los à Internet.

Em cada um dos sites respectivos, fazemos download da versão mais recente e instalamos um a um. Sejam programas como Browsers, Mensagens, Leitores, Imagem, Documentos, Anti-Virus, Partilha de ficheiros, Compressão, etc. Vamos procurar cada um ou vários desses tipos para instalar.

Mas existe uma maneira mais fácil de os instalar!
E chama-se Ninite! http://ninite.com/

Como funciona?
1 - Escolhes os programas que queres (com uma checkbox);
2 - Fazes download do ficheiro;
3 - Executas esse ficheiro e esperas que instale tudo o que escolheste.


Sem dúvida é a maneira mais simples de instalar todos esses programas, e nem precisas de andar a procurar as versões mais recentes porque elas são actualizadas no serviço.
Este serviço funciona apenas para Sistemas Operativos Windows XP/Vista/7, visto que vai gerar um ficheiro .EXE


Para ver como funciona passo-a-passo, veja o site "How-To Geek": http://www.howtogeek.com/howto/4774/getvolery-makes-installing-software-incredibly-simple/

Os programas disponíveis são do tipo "OpenSource" ou "Free".
Este projecto quando estava em fase beta chamava-se "Volery", agora chama-se "Ninite".

[ScreenCast]


Jorge Ferreira @jomirife
2009/11/04