domingo, 29 de novembro de 2009

Para quando a revolução na comunicação?

Acho que chegá-mos a um ponto, em que os meios tecnológicos permitiriam que os clientes não pagassem telefone/telemóvel.

O facto da PT Comunicações ainda cobrar uma mensalidade para os clientes terem telefone é ridículo, mas claro que eles não vão abdicar disso porque seria menos dinheiro (muito menos) a entrar, tal como pagar por cada chamada que fazemos também não se justifica. A comunicação já não é feita da mesma maneira que era feita à 50 anos atrás, a Internet permite-nos tudo isto. Para quê o cliente ter que pagar uma mensalidade para ter telefone se a comunicação poderia ser feita a usar a Internet (só teríamos que pagar uma conta de Internet), e as chamadas deveriam ser grátis porque essa mesma comunicação poderia ser feita pela Internet, porque são simplesmente dados a serem enviados e recebidos. Actualmente a Internet na casa de cada cliente comum é mais do que suficiente para suportar uma conversa áudio, por isso, se um telefone tivesse ligado ao modem/router, poderia-se ligar para outra pessoas usando a Internet, o que não levaria a um custo adicional. Mas claro, à empresa de telecomunicações não lhe agrada muito isso porque iria ganhar menos, claro que o cliente iria "ganhar" mais... mas o objectivo da empresa não é esse.

Em comunicações via telemóvel é uma situação semelhante, todos os novos telemóveis já têm um acesso Wi-Fi, então porquê ter que pagar por cada chamada ou por cada SMS, se a comunicação poderá ser facilmente feita via Wi-Fi. E para quê ligar para "outra rede", se todas as redes estariam ligadas à Internet. Um cliente poderia usar um HotSpot Wi-Fi para fazer chamadas, ou a própria empresa poderia vender um acesso à Internet para fazer essas chamadas, mandar SMS, etc., é simplesmente informação é que é enviada.

A tecnologia actualmente tem possibilidade para o cliente poder usufruir das comunicações a preços muito mais reduzidos, mas estas empresas (que entre si não são concorrência, apenas manipulam os preços para todas elas meterem dinheiro ao bolso) não querem este tipo de acessos.

Uma simples aplicação skype para os telemóveis seria o ideal para resolver estes problemas, e permitia que todos (a nível mundial) comunicarem entre si, sem se preocuparem com "roaming" e essas taxas da treta, inclusive múltiplas pessoas poderiam estar facilmente numa conversa, sem pagarem mais nada por isso. Mas finalmente uma empresa americana, não só investiu numa aplicação do tipo, mas investi num telemóvel adequado com acesso Wi-Fi. A empresa é a IPEVO (http://www.ipevo.com/) criou o telemóvel "IPEVO S0-20 WiFi Phone for Skype" (ver detalhes) que tal como o nome indica, possibilita os clientes comunicarem com outros clientes/utilizadores que utilizem o famosos programa de comunicação "Skype". Mas por cerca de 150€ torna-se um pouco caro, se fosse apenas uma aplicação para os telemóveis mais comuns seria melhor.

Mas é um primeiro passo para esta revolução tecnológica na comunicação mudar de uma vez por todas, mas em Portugal creio que será complicado, estas empresas são demasiado poderosas para deixar isso acontecer, e farão de tudo para chular os clientes ao máximo, porque conseguem controlam tudo. Do governo também não se pode esperar grande coisa para esta mudança, porque eles também vão metendo ao bolso para deixar as coisas como estão, o único que fica a perder é sempre o cliente.

Pode ser que eu um dia eu mude todo isto... quando tiver um tempinho livre ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário