segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Pagamento dos pórticos das ex-Scuts

O que precisa de saber para circular nestas autoestradas:

Como pode pagar as portagens electrónicas?
Nas portagens electrónicas não há cabines para pagamento manual. A forma mais simples de pagar é através de débito automático pela utilização de um Dispositivo Electrónico e aderindo a uma modalidade de pagamento. Em alternativa o utente pode fazer um Pós-pagamento (pagamento após a passagem acrescido aos custos administrativos) na rede CTT, agentes Payshot ou em www.ctt.pt com referência multibanco.

O que é o Dispositivo Electrónico?
É um equipamento instalado na viatura que assegura a comunicação com os pórticos existentes na estrada, permitindo identificar o local de passagem.

Quais as modalidade de pagamento disponíveis?
- Aquisição de dispositivo Via Verde, nas lojas Via Verde ou balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de débito em conta bancária;
- Aquisição de dispositivo electrónico CTT, nos balcões dos CTT, sendo o pagamento das portagens realizado através de pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking) que vai gastar conforme viaja;
- Aquisição de dispositivo electrónico temporário, nos balcões dos CTT, sem implicar identificação do titular, sendo o pagamento das portagens realizado através de pré-carregamentos (em dinheiro, via Multibanco ou homebanking), que vai gastando conforme vviaja e cujo saldo tem validade de 90 dias.

Como funciona o Pós-pagamento (pagamento sem Dispositivo Electrónico)?
Ao passar no pórtico, é registada a matrícula do veículo, à qual será associado o valor a pagar, ficando este disponível para pagamento 5 dias úteis contados 48 horas após a passagem, bastando para tal indicar a matrícula do veículo, na rede CTT, agentes Payshop ou em www.ctt.pt com referência multibanco.
O não pagamento no prazo legal resulta em infracção sujeita a uma coima e o utente será notificado na sua morada. Nesta modalidade acrescem custos administrativos ao valor da portagem.

Existe algum tipo de desconto ou isenção?
Sim. Para veículos registados nos concelhos abrangido por cada concessão, as primeiras 10 viagens em cada mês são gratuitas, e todas as viagens restantes terão um desconto de 15%.
Para usufruir destas condições, o utente terá de utilizar um dispositivo que permita assegurar a associação inequívoca à matrícula do seu veículo.
Se já possui Via Verde basta dirigir-se a uma loja Via Verde ou em www.viaverde.pt, se possui um Pré-Pago Titulado basta dirigir-se a uma Estação de Correios e, mediante a apresentação dos documentos do veículo, solicitar a habilitação sem qualquer custo. Em ambos os casos não precisa de adquirir outros dispositivo (Procedimento administrativo sem necessidade de retirar o dispositivo do vidro da viatura).

Como pode beneficiar de descontos e isenções?
Dirija-se à rede CTT ou Via Verde, para comprovar a morada de registo do seu veículo, apresentando o título de Registo de Propriedade ou o Certificado de Matrícula. No caso de veículos em locação financeira ou similar, deve ser apresentada uma declaração da empresa locadora, identificando o nome e morada do locatário.

E os veículos de matrícula estrangeira, como pagam?
Sendo utentes regulares, podem adquirir um dispositivo Via Verde.
Sendo visitantes ocasionais ou com estadia curta podem alugar um dispositivo temporário nas lojas Via Verde, Estações de Correios ou nas Áreas de Serviço indicadas mediante o pagamento de uma caução que será devolvida no prazo máximo de 30 dias deduzidos dos custos de aluguer.
Para visitantes ocasionais ou com estadia curta estão também disponíveis nos Postos Fronteiriços, CTT, Aeroportos e Áreas de Serviço assinaladas as seguintes opções de pagamento sem dispositivo electrónico: para utilização livre durante três dias mediante um pagamento fixo (ligeiros), utilização durante cinco dias com pagamento em função da utilização e soluções específicas para o trajecto Espanha - Aeroportos Sá Carneiro, Via A28/A41 ou A41/A42 e Espanha - Aeroporto de Faro, via A22.




Fonte: Estradas de Portugal. S.A.

Sem comentários:

Enviar um comentário