quinta-feira, 17 de março de 2011

Introdução ao Geocaching

Há 2 meses iniciei-me na prática do Geocaching, desde então partilho fotos, vídeos e as minhas aventuras nesta prática. Tenho então recebido vários e-mails com perguntas sobre o "Geocaching", que são perguntas frequentes dos novos aderentes ou interessados em Geocaching. Para entender melhor veja este vídeo que explica através de uma animação, e depois leia os principais tópicos com os aspectos desta prática.



O que é?
Geocaching é um jogo de 'caça ao tesouro' com ajuda de alta tecnologia jogado em todo o mundo por aventureiros equipados com dispositivos de GPS. A ideia básica é localizar recipientes escondidos, chamados geocaches, em seguida partilhar as suas experiências online. O objectivo não é principalmente, na maioria dos casos, encontrar o recipiente, mas dar a conhecer um local de interesse, seja ele à beira da estrada, numa caverna escondida numa floresta, ou no topo de uma montanha. Existem geocaches para todos os gostos e todas as aventuras :)

Como se faz?
Através do registo no site http://www.geocaching.com/, poderás encontrar os "geocaches" escondidos pelo mundo inteiro. Apenas tens que retirar as coordenadas e informação para começar a busca a esse "geocache". Para procurares a localização dos "geocaches" através do Google Maps vê este vídeo. Com as coordenadas no GPS e a informação adicional (se necessário) registada, mete-te na estrada rumo à aventura!

E depois de encontrar?
Quando encontrares o "geocache", assinas o 'log book' com a data, o teu nome, e algo que queiras escrever. Nos contentores maiores, normalmente têm objectos para troca, a ideia é meteres um objecto teu e retirares um de lá, para o poderes trocar depois noutro geocache. Os objectos não têm valor monetário, e pode ser o que quiseres lá meter. Para que assim o próximo geocache que o encontrar, poder fazer a mesma coisa.

De volta ao site!
Depois de encontrares um geocache, deverás ir novamente ao site http://www.geocaching.com/ para fazer o "log visit", tenhas encontrado ou não, se o encontrares (Found It), esse cache ficará assinalado no mapa como "encontrado" (com um smile). Assim podes distinguir os que já encontras-te e os que ainda não encontras-te ou não procuras-te. Poderás fazer outros depois de "log visit", como "Não encontrei", ou avisar que desapareceu ou precisa de manutenção, porque pode ter sido levado por alguém ou estar molhado para assim o criador do cache resolve o problema.

Tipos de "geocaches".
Existem vários tipos de caches, que têm dificuldades diferentes e tipos diferentes. À medida que esta prática cresce, vão sendo inventados novos tipos. Para conhecer os tipos de caches existentes, visite o link oficial http://www.geocaching.com/about/cache_types.aspx

E vocês devem já estar a perguntar "Quantos caches já encontras-te?" ;) Aqui fica a resposta!

Sem comentários:

Enviar um comentário