sábado, 7 de maio de 2016

Tipos de Redes de comunicação informática: WAN, RAN, MAN, CAN, LAN, SAN, PAN

Blog Post: Tipos de Redes de computadores

Uma rede informática é um conjunto de computador/máquinas interligados entre si que permitem a comunicação e troca de dados entre utilizadores e sistemas. Cada rede possui diversas características que a definem e lhe permitem um determinado alcança ou acesso. E estas são as principais redes existentes.

WAN (Wide Area Network)
Rede de Longa Distância, é a rede mais abrangente de todas as redes, que permite a ligação a uma grande área geográfica, como outros países ou mesmo continentes.

RAN (Regional Area Network)
Rede de Área Regional, é uma rede que cobre uma área de uma região geográfica específica. Normalmente caracterizada pelas ligações de alta velocidade que utilizam cabos de fibra óptica para a transferência de dados.

MAN (Metropolitan Area Network)
Rede de Área Metropolitana, permite o a comunicação na zona metropolitana onde está. Se tiver vários escritórios numa cidade e deseja que os computadores ou redes locais possam fazer comunicação entre si apenas nessa zona.

CAN (Campus Area Network)
Rede de Área de Campus, é uma rede que interliga computadores e servidores que estão em diferentes edifícios da mesma instituição, como em Universidades, Empresas, etc., em que a comunicação é feita entre si sem necessitar de ligações exteriores.

LAN (Local Area Netwotk)
Rede de Área Local, são as redes mais comuns que permitem interligar computadores, servidores e outros equipamentos de rede, numa empresa ou da sua própria casa, uma rede que é restrita ao seu espaço.

WLAN (Wireless Local Network)
Rede local sem fios, semelhante à Rede Local (LAN) mas que a comunicação é feita sem fios.

SAN (Storage Area Network)
Rede de Área de Armazenamento, são utilizadas para fazer a ligação a servidores ou dispositivos de armazenamento, exclusivamente para acesso a informação de forma mais rápida e segura.

PAN (Personal Area Network)
Rede de Área Pessoal, são redes que fazer a ligação de dispositivos a uma distância limitada, como computadores, smartphones, tablets, etc., em que estes dispositivos utilizam tecnologia sem fios para comunicar como Bluetooth e UWB

Em resumo, as redes de comunicação e transferência de dados, são apenas redes de equipamentos informáticos que permitem a comunicação entre si, de redes pequenas e restritas, ligadas as redes complexas e abrangentes de uma área continental, que nos dias de hoje, é essencial para o funcionamento da sociedade, quer seja na sua vida pessoal ou profissional.

9 comentários:




  1. Thank You for such amazing information.This is one of the best sites which provide all the details of related topics.
    Examhelpline.in

    ResponderEliminar

  2. Thank you for giving us such kind of information. This is one of the best sites having all the details.
    carebaba.com

    ResponderEliminar

  3. Thanks for sharing such great information. This is one of the best sites which provide all the details of relevance to topics.
    careinfo.in

    ResponderEliminar
  4. I think this is the best sites and thanks for sharing with me.
    KVB Bank Clerk Answer key

    ResponderEliminar
  5. Really you have provided amazing information. Thanks for such kind of best details.
    Examhelpline.in

    ResponderEliminar