quinta-feira, 17 de abril de 2014

Funcionamento dos microfones | Tipos de microfones

Blog Post: Funcionamento dos microfones

Como funcionam os microfones?
O microfone são equipamentos que transformam as vibrações mecânicas para sinal eléctrico. Para que isso aconteça eles usam um diafragma, que é uma membrana muito fina, que se movimenta de acordo com as vibrações sonoras.

Tipos de microfones
Existem principalmente dois grandes tipos de microfones: Dinâmicos (baratos, duráveis, aguentam quase todo o tipo de situações) e de condensador (caros, maior sensibilidade).

Diagrama polar da captação dos microfones
Microfones: Diagrama polar da captação

Cardióides - Captam com maior eficácia os sons emitidos na sua frente. À medida que a fonte sonora se desloca do eixo central do microfone, sua captação é reduzida. Desta forma, sons vindos de trás não são captados ou são captados com pequena intensidade.

Super-cardióides  e Hiper-cardióides - Captam além dos sons emitidos na sua frente, parte dos sons emitidos na parte de trás. Isto é bastante útil para aumentar o ganho do som, sem que haja microfonia.

Omnidirecionais - Captam o som da fonte não importando a direção em que este chegue a sua cápsula.

Bi-direcionais - Captam o som igualmente no eixo da cápsula (0º e 180º), rejeitando o som que chega a 90º e a 270º.


Técnicas para capturar estéreo
Microfones: Técnicas para capturar estéreo
*MS: Dois microfones, um cardióide ou omidireccional e um de forma 8


Especificações de resposta em frequência
Impedância: Representa de certo modo a sua resistência interna. Na aproximação mais simples deste conceito percebe-se que nos microfones de baixa impedância, inferior a 600 ohm, permite a montagem de cabos de grande comprimento até 10m sem perdas de sinal significativo enquanto nos mics de alta impedância com valores na ordem de 5000 ohm, em cabos com mais de 3 metros já ocorrem perdas significativas.

Sensibilidade: É a relação entre o nível eléctrico de saída do microfone e a pressão sonora incidente. A sensibilidade mede a tensão que o microfone produz, caracterizando a sua eficiência.

Ruído de fundo: Provocado pela resistência da bobina ou da fita, no caso dos mics dinâmicos; no caso dos microfones de condensador, resulta do ruído térmico das resistências e do ruído electrónico do pré-amplificador

Nível máximo de pressão sonora: É o nível de pressão sonora que o microfone admite correspondente a uma distorção harmónica total de 0.5% a 1000Hz.


Sem comentários:

Enviar um comentário