terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas de Cibersegurança para se proteger na Internet

Blog Post: Dicas de Cibersegurança para se proteger na Internet

O ciber-crime é uma ameaça muito comum na Internet, um utilizador deverá estar sempre alerta e nunca baixar a guarda, protegendo-se de situações que o podem incomodar muito devido à sua atividade na Internet ou a sua mera utilização. Seja um utilizador mais experiente ou um novato nestas andanças, deverá sempre lembrar-se destas dicas, porque a mínima falha poderá estragar-lhe o dia. Aqui deixo algumas dicas para a sua utilização segura na Internet e utilização das novas tecnologias.

Actualizações: Tenha sempre o seu software actualizado, as actualizações mentem o seu programa e sistema preparado para bloquear novas ameaças que apareçam.

Anti-Virus: Tenha no seu computador um anti-vírus actualizado e corra regularmente uma verificação em todo o seu sistema.

Avisos: Não ignore avisos de segurança, as ameaças de segurança vão evoluindo e aparecendo novas, deverá estar atento e informado.

Browser: Utilize um navegador seguro e actualizado.

Cópia de segurança: Faça sempre um «backup» dos seus ficheiros, seja num disco externo ou na nuvem.

Denunciar: Deve denunciar conteúdos ou sites suspeitos de actividade inapropriada ou criminosa, Spam ou Phising.

Download: Pense antes de fazer download de algum aplicativo, se não for de confiança poderá danificar a segurança do seu sistema.

E-Mail: Não envie por e-mail informação muito sensível como passwords. Deverá configurar o seu e-mail, bloquear Spam, denunciar e-mails de Phishing, desta forma protege-se e previne que outros recebam o mesmo tipo de e-mail. Lá por alguém o contactar não quer dizer o conheça ou se tenha registado nesse serviço. Existem programas que rastreiam a Internet são capazes de retirar os endereços de e-mail de blocos de texto ou qualquer informação, dessa forma o seu e-mail poderá ser copiada para as listas de spam.

Ecrã do dispositivo: Sempre que terminar de usar um equipamento (pc ou tablet) deixe sempre protegido.

Firewall: É uma barreira que poderá usar para colocar entre o seu computador e a Internet, sem esta barreira está visível para toda a Internet quando está conectado à rede. Essa ligação é feita através de «portas», e utilizando esta barreira fecha o acesso ao seu sistema, e apenas utiliza essas portas quando você quer, e de forma monitorizada, apenas entra e sai das mesmas a informação que autoriza.

Ganhar prémio: Não confie em anúncios que indicam que foi vencedor ou escolhido para ganhar dinheiro ou um prémio, em alguma coisa que não concorreu.

Https: Procure sempre o «S» num endereço de «http», HTTPS significa que o site que está a utilizar utiliza o protocolo de comunicação encriptado, assim ninguém consegue ver o que está a receber pelo browser, por exemplo para evitar que vejam na rede ao colocar as suas credenciais (login e password).

Instalar: Instale no seu computador apenas programas de fontes seguras, um programa desconhecido poderá comprometer a segurança do seu computador e em fundo estar a enviar informações sensíveis do seu computador.

Log-out: Faça sempre «Sair» de uma conta quando terminar de utilizar se estiver no equipamento de utilização pública.

Movimentos bancários: Faça os seus acessos a contas bancárias apenas através dos seus dispositivos pessoas e assegure-se que não têm a segurança comprometida com vírus ou spyware.

Spam: Significa "Semding and Posting Advertising in Mass", ou seja, enviar e postar publicidade em massa, não é uma ameaça directa, é na maior parte das vezes apenas incomodativo, mas mensagens com links que o podem infectar poderão ser enviados em massa, os cibercriminosos não esperam apanhar todos, mas sendo enviado às dezenas de milhares cada mensagem, há sempre uma percentagem que cai e clica.

Passwords: Não partilhe as suas passwords com ninguém. Os sites nunca pedem por e-mail a sua password para fazer alguma alteração. Não utilize sempre a mesma password em todos os serviços. Não utilize passwords intuitivas de nomes ou datas associadas a si. Utilize uma password complexa com letra e números (password, 123456, querty, são as mais usuais). Guarde num local seguro, como um cofre, as suas passwords mais importantes.

Partilhar: «Partilhar ou não partilhar, eis a questão», pense antes de partilhar alguma informação, fotografia ou vídeo, antes que se arrependa.

Phishing: É uma técnica que de fazer passar por uma entidade com o objectivo de o utlizador introduzir dados sensíveis e assim serem roubados. A técnica é normalmente utilizada através de e-mail, é enviado um email a utilizador (enviado em massa normalmente) identificando-se como uma entidade (um banco por exemplo), depois dã-lhe um link parecido com o do banco onde terá que meter os seus dados. Na verdade não será o página do banco, mas uma imitação da mesma, assim você estará a dar os seus dados que os ladrões poderão depois utilizar na página real do banco e aceder à sua conta. O mesmo procedimento aplicação a Facebook, ou qualquer serviço que pretendem roubar os seus dados de acesso.

Remoto: Especialmente com equipamentos electrónicos como Smartphones ou Tablets, deverá aprender e instalar aplicações que lhe dão acesso remoto ao equipamento, desta forma, de o seu equipamento for roubado poderá apagar à distância os seus dados e mesmo localizar o equipamento.

Responder: Não responda a mensagens suspeitas de pessoas que não conhece e não têm razão de o estar a contactar.

Router: Tenha o seu router protegido, utilize uma password complexa para impedir que outros consigam ter acesso à sua rede.

Spyware: É um virus, que não danifica directamente o seu computador, mas compromete a sua segurança. Spyware é uma programa que corre de forma automática sem o utilizador dar conta, mas que poderá estar a enviar dados do seu computador, passwors, links, logins, etc. Informação sensível que compromete a sua segurança. Deverá regularmente correr um anti-spyware no seu sistema, porque poderá estar infectado com este tipo de não se dá conta que está a ser executado.

Wi-Fi: Não se conecte a qualquer rede wi-fi que desconhece que esteja disponível, o administrador de uma rede que utilize pode conseguir desencriptar a informação que utiliza e ter acesso ás passwords e login que utilizou para aceder a um serviço.

YouTube: Opte por quem quer partilhar cada vídeo, se com o público, não listado ou privado, cada vídeo pode ter uma audiência diferente.


Todos os tópicos que ache úteis referir, por favor comunique em https://www.facebook.com/JomirifeMedia

Sem comentários:

Enviar um comentário