segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Cinemagraphs / Fotografias com Movimento / Foto Movimento

Blog Post: Cinemagraphs / Foto Movimento / Fotografias com Movimento

A técnica do «Foto Movimento»
«Fotografias com movimento» não se refere a vídeo, ou fotografias em que um rasto demonstram o movimento que existia no momento da captação da fotografia. «Foto Movimento» é um novo conceito criado por uma conceituada fotógrafa de Nova Iorque chamada Jamie Beck, que com a colaboração de um webdesigner chamado Kevin Burg, criaram uma técnica que pretende revolucionar as fotografias digitais. A essa técnica chamada de «Cinemagraphs», onde o objectivo é criar uma fotografia em que apenas uma zona especifica, um pequeno detalhe que seja na imagem, tem um movimento que dá toda a noção e força ao resto da imagem, mantendo-se todo o resto da imagem de forma estática. Poderá conhecer mais sobre Jamie Beck através do seu Tumblr ou Instagram.

O ficheiro de suporte
Estas fotografias não funcionam com o comum ficheiro JPG, o ficheiro mais comum de fotografia, mas sim num ficheiro GIF que permite uma imagem com movimento. O problema dos GIF (Graphics Interchange Format), é que apenas suportam até 8 bits por pixel, o que permite apenas um máxima de 256 cores. Sendo assim não oferece a capacidade de produzir fotografias de alta definição de gradiente de cores continuas como estamos habituados ás fotografias normais.

Como começou
Tudo começou em 2011, quando uma empresa na área da moda pediu à fotógrafa para idealizar uma criação para promoção e publicidade de um projecto da empresa. O resultado foi este primeiro trabalho que poderá ver aqui abaixo, onde duas raparigas estão sentadas num sofá antigo, e apenas existe movimento nas fitas do vestido que uma delas segura com a mão.



O interesse por esta técnica tem cada vez aumentado mais nos últimos anos, e o crescimento da produção destes trabalhos também. Deixo abaixo alguns trabalho de «Foto Movimento» realizados. Para encontrar mais trabalhos do género pode pesquisar no Google por Ginemagraphs.

Taxi em Nova Iorque


Relógio Casio


Mulher sentada na mesa de cabeçeira


Mulher no quarto com vento no cabelo


Mulher na varanda com vento no cabelo


Champanhe no copo


Olhos da modelo


Fumo de cigarro


Modelos ao vento


Cabelo ao vento no quarto


2 comentários: