quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dicas para fazer o perfil do LinkedIn atrativo e profissional

Se usa a sua conta do LinkedIn de forma profissional, deverá ter em atenção alguns aspectos para que tornem o perfil da sua conta mais atrativa, abaixo deixo algumas dicas para isso.

Dica 1. Palavras chave no seu perfil
O motor de busca é uma ferramenta essencial para encontrar o profissional desejado, para isso deverá utilizar "palavras chave" no seu perfil que melhor o caracterizam, como as suas aptidões profissionais, porque será por essas "características" que empresários irão fazer uma pesquisa. Como "webdesigner", "desenvolvedor móvel", "marketing", ou qualquer outras palavras que descrevam as suas aptidões como profissional.
Tal como é importante escolher as palavras que o definem profissionalmente, também deverá ter atenção ao evitar palavras que o podem prejudicar: "gothic", "grande maluco", ou referência a alguma religião, poderá ser considerado negativamente pela pessoa que o pretende contratar.

Dica 2. Como quer ser visto
O perfil do LinkedIn tem o objectivo de mostrar como você é profissionalmente, e esse é o aspecto mais importante, uma ferramenta de marketing de você próprio. Qualquer que seja a sua profissão específica ou área que trabalha, tenha um trabalho fixou o mesmo como freelancer, deverá identificar na sua descrição principal exactamente que profissional você é, evitando descrever os seus gostos pessoais.

Dica 3. Fale sobre você
Conte a sua história, como você chegou onde chegou, explique de forma concisa a história que retrata a sua vida profissional, e porque é que você é motivado e interessado na área que você trabalha. Podendo também falar sobre o futuro, como espera crescer profissionalmente e os seus desejos.

Dica 4. Fotografia de perfil
As primeiras impressões são muito importantes, e a sua foto de perfil é o primeiro elemento gráfico que saltará à vista de quem vê o seu perfil. Usar uma foto profissional que o retrate na área profissional que exerce é muito importante, que poderá estimular visualmente quem o pretende contratar. Evite usar fotografias pessoais, tiradas com desleixo, ou em situações de bares. Uma fotografia menos indicada poderá demonstrar que não se preocupa com o seu perfil profissional, a não ser que a fotografia retrate o ambiente profissional que a imagem mostra.

Dica 5. Link personalizado do perfil
Divulgue o perfil da sua conta através de um link personalizado, simples e intuitivo que é o URL do seu perfil. O link que o LinkedIn lhe atribui é um pouco long, com alguma informação, e um numero de muitos dígitos  deste género:
http://www.linkedin.com/profile/view?id=125986303
Ao divulgar este URL, facilmente poderá falhar um carater e o acesso ao seu perfil falhar, especialmente se tentar divulgar pessoalmente. O LinkedIn permite cada um criar um URL personalizado mais curto, onde poderá escolher o nome no URL.

Sem comentários:

Enviar um comentário