segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As legendas dos filmes 3D no cinema

O filme "Avatar (2009)" de James Cameron tem a estreia agendada para dia 17/Dezembro/2009 em Portugal, terá estreia mundial nessa semana, mas já teve algumas ante-estreias e é anunciado como o melhor filme do ano, com uma história fantástica e que será um filme revolucionário para o cinema. Eu próprio tenho grandes expectativas, do que tenho visto, parece um filme muito interessante e que irá envolver o espectador.

Um dos aspectos mais impressionantes dizem que será o 3D, acredito, mas acho que vai haver um problema com o 3D em Portugal. É que em Portugal "vamos" meter legendas à frente do filme, isso num filme normal não é problema, mas num filme a 3D é mais complicado.

Até agora vi 3 filmes em 3D nos cinemas, o "Idade do Gelo 3", "Up! Altamente" e "O Último Destino 4". É um pouco complicado uma pessoa adequar-se a ver filmes com óculos 3D, à pessoas mesmo que não conseguem ver e desistem mesmo de ver o filme. Nos dois filmes de animação não houve problema porque os filmes eram dobrados em português e então não tinham legendas, mas no filme de imagem real "O Último Destino" já foi mais complicado. A questão de colocar as legendas na imagem, como tinha vários níveis de profundidade da imagem, as legendas foram colocadas no plano mais próximo do espectador. Mas quando se pretendia ver o que estava no plano mais longe e tinha legendas no plano mais próximo, quase que se tinha que andar à procura das legendas, e atrofiava um bocado os olhos.

Mas esse filme era um tipo de 3D mais fraquinho, não sei se vai existir o mesmo problema com a tecnologia de 3D do "Avatar", mas presumo que sim, porque o problema não deve ser da produção 3D mas porque as legendas são "sobrepostas" à imagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário