domingo, 15 de novembro de 2009

Novas apostas em séries portuguesas

Parece que finalmente as estações de televisão em Portugal perceberam que o que os espectadores querem, não é muito episódios de uma série que dá todos os dias e depois repete-os todos os dias... mas o que querem são episódios de qualidade, e uma Série decente, que haja um bom trabalho para ser apresentado ao espectador, mesmo que seja com apenas um episódio por semana (como as séries ditas normais, as americanas). O espectador actual não está para ver uma "novela" diariamente onde se vê que não há empenho nenhum, porque o objectivo é apenas "fazer episódios".

ELE É ELA - TVI
Mas a TVI foi a primeira a dar o primeiro passo, e a arriscar numa série, "Ele é Ela". Mesmo que a ideia principal da história não seja completamente original, é um primeiro passo para melhorar o que vemos português na televisão.
Estou a gostar da série, no primeiro episódio viu-se que houve algum investimento para parecer real, embora isso nas novelas normais também acontece, e depois cai tudo no facto de usarem os mesmos cenários e tudo igual até ao fim da novela, nesta série aconteceu o mesmo, e já no terceiro episódio estou a notar que está a ficar tudo muito monótono, e mais tarde ou mais cedo os espectadores vão-se fartar.
Em relação aos actores, não vejo grande actores, alguns mesmo muito fraquinhos, estou a gostar da interpretação da "Benedita Pereira", quanto aos outros, ou a culpa é dos escritores ou dos próprios actores... ainda não consegui perceber.
http://www.tvi.iol.pt/series/eleeela/home.html


LUA VERMELHA - SIC
A SIC irá fazer a sua aposta em 2010, com a série "Lua Vermelha". As séries/filmes sobre vampiros está muito na "moda" pelos Estados Unidos, apesar da SIC querer arriscar com uma série sobre este tema, pelo trailer não me parece ter investido muitos recursos para apresentar uma boa série, fraco em vários sectores: realização, audio, e actores especialmente. Apesar de haver algum investimento com "efeitos especiais CG", não me parece que uma coisita de vez em quando consiga algum resultado de maior, especialmente se isso acontecer somente no primeiro episódio, como é normal acontecer.
Mas a SIC simplesmente não vai conseguir suportar a produção de uma série minimanente decente sobre vampiros.

Portugal é pequeno, e não há grande exigência por parte dos espectadores, porque muitos já nem ligam à televisão, assim não se justifica o aumento de investimento para estas produções. Portugal só irá conseguir atingir um outro nível de qualidade quando conseguir exportar as suas produções para fora de Portugal para poder ter mais investimento, enquanto isso não acontecer... não há mercado para grandes investimentos, e a qualidade continuará a ser aquela a que já estamos habituados.

Promo #2

DESTINO IMORTAL - TVI

E a TVI também vai ter uma de vampiros "Destino Imortal", que mais parece Morangos com Açúcar... com dentes!

4 comentários:

  1. lua nova então é mesmo um investimento sem jeito nenhum... pelo trailer parece copy past do filme crepuscúlo... mas é que é mesmo copy past... que falta de originalidade! depois tal como referis-te esta muito mal realizado em todos os aspectos!

    ResponderEliminar
  2. O teu post fez-me lembrar da série Major Alvega. Lembras-te? Foi uma aposta enorme! Algo nunca visto quer no nosso país, quer eu muitos outros da Europa. Uma produção arriscada e trabalhosa e revelou-se um sucesso. Exportou-se para grande número de paises, esteve em lista de pré-nomeações para (penso que foi) Emmys e outros prémios nacionais. Foi um passo tão grande para a produção nacional e, no entanto, não conseguiram manter o nível.
    Não acredito, no entanto, que o que aconteceu com Major Alvega seja o caso das duas series acima, principalmente da Lua Vermelha. Mas Portugal tem capacidade (e tem técnicos de qualidade). Só é preciso quem acredite (e financie) esses projectos inovadores.

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me do "Major Alvega" :) mas não sabia que tinha tido assim tanto sucesso. É muito arriscado fazer grandes investimentos neste país pequenino =)

    ResponderEliminar
  4. quando te referes à qualidade da realização nao percebo a tua afirmação. a meu ver o unico erro que detetei foi a troca de um plano geral por um plano de peito no trailer 2 de LN.

    copia do crepusculo?! claro que como é uma serie sobre vampiros dedicada ao publico mais jovens convem que tenha algumas semelhanças para os aproximar, porém se dissessem que será mais paraecida ao diario dos vampiros ai sim terias um pc de razao :)

    quanto aos actores, os das novelas da tvi também sao tao fraquinhos e no entanto... se ha quem considere que a mariana monteiro é uma optima actriz... enfim

    vou esperar para ver só depois comento, mas até agora nao me desagrada de todo... e para primeiro passo de series nem se está assim tao mal quer LN quer EéE

    ResponderEliminar