domingo, 18 de outubro de 2009

A ZON e a aldrabice

"A ZON e a aldrabice"

A empresa ZON tem crescido muito nos últimos tempos, mas a aldrabice deles tem crescido ainda mais!

Vou expor 3 situações da ZON que não acho correctas:
1 - A Net
2 - A Fibra
3 - As Promoções


1 - Um (1) Gigabit de NET ?
Uma das coisas mais impressionantes é a velocidade de tráfego que oferecem aos clientes. Mas há um pormenor interessante, todos esses MegaBit's e agora até 1 GigaBit, são de NET e não de INTERNET! É diferente!

NET é rede, é a rede a nível Metropolitano/Cidades (MAN) cá por Portugal, ou seja, a ligação aos seus próprios equipamentos. A INTERNET já é diferente, é a ligação ao resto do mundo (WAN), a todas as redes do mundo inteiro. É que o tráfego a nível de MAN não lhes custa nada e podem fazer o quanto quiserem, mas a nível de WAN (Internet) já têm que pagar.

Eles não estão a mentir, eles dizem claramente que é 50/100/200 ou 1000 de NET, só que para os menos conhecedores na matéria, acreditam e pensam que eles não estão a tentar enganar. Na verdade não estão... estão só a aldrabar... um bocadinho...




2 - Fibra, mas qual fibra?
A questão da fibra é interessante, sempre que falam de um tipo de fibra num anuncio ou noutro lado qualquer, falam em "Fibra Óptica". Mas depois quando vendem qualquer serviço, mencionam como "Fibra", porquê?
Fibra óptica é talvez a maneira mais rápida de enviar/receber informação que é de conhecimento geral. Mas na verdade a fibra que eles usam, não é a "fibra óptica", é "fibra coaxial".
E aqui está mais um aspecto não de mentira mas de aldrabice. O problema entre ambas as fibras não está capacidade do sinal, porque ambas são semelhantes... mas em condições únicas, ou seja, ambas as fibras conseguem as mesmas capacidades, o problema está nas interferências exteriores que sofrem, e isto nas cidades ainda é pior.
Um cabo de fibra óptica poderia estás enrolado num cabo de electricidade de alta tensão, que não iria haver interferência do sinal, e a velocidade conseguiria ser atingida sem problemas, mas com um cabo de fibra coaxial já seria diferente, bastante diferente. Claro que estou a usar uma situação extrema, mas nas cidades, onde há demasiados cabos, demasiadas interferências, isso vai influenciar na transmissão dos dados, o que fará não atingir as velocidades que eles tanto anunciam e vendem.

E porquê escolher para os clientes "coaxial" e não "óptica"?...
Porque é mais barata!




3 - E que tal renovar os conteúdos do site: Promoções que já terminaram a validade!
Decidi principalmente escrever este post por ter reparado neste aspecto.
No site da ZON continuam promoções e ofertas de serviços, preços, e equipamentos, mas na verdade a validade dessas promoções já passou à quase um mês! Isto é impressionante e uma enorme aldrabice nestas condições. Se fosse uma publicidade num espaço físico seria complicado retirar rapidamente todas essas promoções logo após terem terminado as validades das mesmas, mas num sítio web, é absurdo. Porque um cliente ao ver essas promoções pode decidir adquirir/comprar o serviço, mas afinal essas promoções já terminaram à quase um mês, diz em letras pequenas no fundo da pagina!
Eu fico impressionado como é que uma empresa que o serviço que vende é principalmente o acesso à Internet, após ter terminado a validade do que está a anunciar no próprio site, não retira ou altera essa informação. A não ser que está a tentar enganar o cliente porque a lei parece não obrigar a empresa a dar depois razão ao cliente... ? Será?



Conclusão, a empresa está a aproveitar-se da ingenuidade dos clientes, vendendo-lhe um serviço e equipamento que na verdade não é exactamente o que o cliente pensa que está a comprar.

Claro que no final os clientes até podem ficar satisfeitos com o serviço, mas será mesmo necessário estas aldrabices todas para ganhar clientes, pois, parece que sim :)
A guerra da concorrência está tão grande, e vendo assim vale mais a pena ser aldrabado por um serviço que tem condições, do que por um serviço que é verdadeiramente péssimo :)


Jorge Ferreira @jomirife
2009/10/18

1 comentário:

  1. Mesmo aldrabando, quais são as alternativas à Zon?
    A Meo, a Clix e as outras são muito semelhantes... Ninguém oferece aquilo que o cliente tem direito...

    ResponderEliminar